Coronavírus: Plataforma virtual media conflitos entre empresas e consumidores

Plataforma virtual CONSUMIDOR.ORG.BR, permite contato direto de consumidores com empresas, afim de solucionar conflito de consumo pela internet.

20 de março de 2020

Tempo de leitura: < 1 min

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Coronavírus: Plataforma virtual media conflitos entre empresas e consumidores

Você já conhece a plataforma consumidor.org.br ?

É um serviço público e gratuito que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução alternativa de conflitos de consumo pela internet, possibilitando o contato entre eles.

Coronavirus molecula

Com a pandemia do Coronavírus, muitos viajantes estão tentando contato com suas agências, hotéis e/ou cias aéreas para remarcar suas viagens. Caso não consigam, podem fazer uso desse recurso.

Como funciona?

1) Você deve verificar se a empresa contra a qual quer reclamar está cadastrada no sistema. Se não tiver, não consegue utilizar a plataforma;

2) Você registra sua reclamação no site. A empresa pode entrar em contato com você antes de publicar a resposta final. Ela tem 10 dias para responder;

3) Após o retorno da empresa é garantida ao consumidor a chance de comentar a resposta recebida, classificar a demanda como Resolvida ou Não Resolvida, e ainda indicar seu nível de satisfação.

Se não obter retorno ou solução, poderá recorrer diretamente aos canais tradicionais de atendimento presencial do Procon, ou ainda à Defensoria Pública, Ministério Público, Juizado Especial Cível, entre outros órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor.

Sobre a Autora

TAIS FARIAS
Turismóloga, empresária, criadora do blog De Petrolina para o Mundo e diretora da DPM Turismo.

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